O campus de São Lourenço do Sul foi estabelecido no ano de 2010, com a implantação do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, em consonância com os objetivos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI – lançado pelo governo federal no ano de 2007, por meio do Decreto 6.096 de 24 de abril.


O prédio do campus foi reformado e ampliado a fim de dar seguimento ao plano institucional da FURG de consolidar a sua presença e influência na região costeira do estado do Rio Grande do Sul, promovendo o desenvolvimento das regiões onde ela atua.


A proposta para o campus de São Lourenço do Sul é focada principalmente na implantação de cursos superiores voltados para a mudança do paradigma de desenvolvimento vigente e a consolidação do paradigma emergente da sustentabilidade, sempre buscando a inserção no contexto regional.


Dentro dessa concepção, no ano de 2014 foi implantado o curso de Bacharelado em Agroecologia, que se configurou numa demanda importante para a região, a qual tem na agricultura familiar a atividade basilar de sua economia.


O Curso foi aprovado pelo COEPEA, em reunião no dia 18/10/13, segundo parecer 020/2013 da 2ª Câmara – Processo nº 23116.006332/2013-29.