Projetos em andamento
Produção e consumo responsável: um olhar sistemático sobre o Grupo de Consumo Responsável (GCR) Jerivá em São Lourenço do Sul – RS
O Grupo de Consumo Responsável Jerivá, é uma iniciativa da sociedade lourenciana que busca a aproximação de consumidores responsáveis com empreendimentos econômicos solidários, para realizar a compra direta de produtos alinhados aos seus valores. O GCR possui cerca de 20 consumidores ativos e 17 empreendimentos de economia solidária em sua base produtiva (sendo 4 agroindústrias e 13 núcleos de agricultura familiar agroecológica). O presente projeto visa compor um banco de dados e alimentação contínua que permita investigar a produção e o consumo de forma sistemática, no que se refere ao GCR Jerivá.
Coordenação: Eduardo Guatimosim
Período: contínuo
Equipe: Liandra Peres Caldasso, Thais Mascarenhas (Instituto Kairós), Roberto Lopes Caldeira, IsabeleFredes de Freitas (bolsista)
Eixo: Pesquisa
Pesquisa comparativa sobre o preço dos alimentos orgânicos em São Lourenço do Sul – RS
A partir da coleta mensal de preços praticados por agricultores agroecológicos, agricultores convencionais e por dois supermercados (um local e outro regional), o projeto pretende apresentar um panorama do preço dos alimentos agroecológicos no município. Objetiva-se ainda a valorização dos alimentos agroecológicos, bem como da agricultura familiar como um todo.
Coordenação: Eduardo Guatimosim
Período: contínuo
Equipe: Liandra Peres Caldasso, Thais Mascarenhas (Instituto Kairós), Roberto Lopes Caldeira, Isabele Fredes de Freitas (bolsista)
Eixo: Pesquisa
Diretrizes para o Sistema de Acreditação Bem da Terra
O Sistema de Acreditação Bem da Terra é uma proposta interinstitucional que busca tanto atender à demanda dos consumidores por informações sobre a procedência dos alimentos comercializados na Feira Virtual Bem da Terra, como permitir aos agricultores uma melhor percepção sobre as etapas relacionadas à Transição Agroecológica. As Diretrizes pretendem avaliar os empreendimentos três níveis (Inicial, Transitório e Recomendado) e cada nível em três dimensões (Social, Ambiental e Técnico-Produtiva). Em cada dimensão, serão avaliados de 3 a 5 indicadores por nível, totalizando 38 indicadores. Atualmente, o Sistema encontra-se pronto para ser levado a campo e, a partir da realização das primeiras visitas, o sistema poderá ser testado e aprimorado.
Coordenação: Eduardo Guatimosim
Período: contínuo
Equipe: Julhana Pereira Figueiredo (bolsista), Natasha Koyama de Moraes, Eric Weller de Almeida, Vitor Rodrigues Alegrini
Eixo: Extensão
Potencial de consumo de produtos orgânicos em São Lourenço do Sul/RS e percepção dos consumidores sobre produção e alimentação orgânica
A proposta de projeto visa perceber o entendimento do mercado consumidor de São Lourenço do Sul/RS acerca dos alimentos orgânicos: origem, forma de produção e benefícios de seu consumo. Como objetivo principal, busca entender as potencialidades de comercialização de produtos orgânicos ao realizar questionário online com consumidores do município. Ademais, busca determinar a faixa de preço aceitável que os consumidores estariam dispostos a pagar por produtos orgânicos, bem como, perceber mudanças nos padrões de consumo em função da pandemia de COVID-19. A hipótese do projeto é a de que parte considerável dos consumidores não possui real entendimento sobre os alimentos orgânicos; acredita-se, também, que tais consumidores estariam dispostos a aumentar seu consumo desse tipo de produto.
Coordenação: Marcelo Tempel Stumpf
Período: 07/2020 a 08/2021
Equipe: Carmem Rejane Pacheco Porto, Thielle Vieira Pinho, Thierri Silva Pecke e Gabriel Carlos Baeta de Melo.
Eixo: Pesquisa
A Educação Patrimonial nos Movimentos Sociais do Campo em São Lourenço Do Sul, RS, Brasil.
As atividades de pesquisa com estes três importantes componentes culturais: o quilombola, o indígena e o pomerano, que representam os movimentos sociais do campo em São Lourenço do Sul, se resumem em visitar as localidades e identificar os seus fazeres tradicionais para recriá-los em oficinas práticas noutras comunidades com identidades culturais semelhantes. A intenção de mapear e registrar os saberes culturais locais, tem por objetivo criar um banco de dados sobre as manifestações artísticas manuais que produzem cultura material, tais como a confecção de panelas e cahimbos de barro, a produção de colares, a confecção de instrumentos, estátuas para festas e rituais. Com isso, deseja-se buscar elementos culturalmente aglutinadores para o empoderamento dos movimentos sociais do campo, exercitando através de oficinas culturais a prática da cidadania e o fortalecimento do sujeito coletivo do campo.
Coordenação: Marlon Borges Pestana
Período: contínuo
Eixo: Pesquisa
Escola na universidade em São Lourenço do Sul
Este projeto visa oportunizar aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e os do ensino médio visitas aos laboratórios da FURG e a participação em oficinas com a maquete temática, visando articular conhecimentos teóricos aprendidos na escola com atividades práticas. Adicionalmente serão propostas atividades direcionadas aos professores do município. Espera-se,assim, contribuir com ações integradas que possam promover conhecimentos a partir da colaboração entre universidade e escola. Este projeto faz parte do programa iDEIA: Inovação, Docência, Experimentação, Inclusão e Aprendizagem Ativa como Ferramentas para a Qualificação do Letramento Científico na Educação Básica.
Coordenação: Silvia Silva da Costa Botelho (C3 da FURG)
Período: contínuo.
Equipe: Adriana Salamoni, GracieliTrentin, Tatiane Penteado Gonçalves, Andreisa Damo.
Eixo: Extensão
HERBAGRO: coleção didática de plantas de interesse agroecológico
Estruturação de uma coleção de plantas de uso atual ou potencial na Região Sul do país, como referência para os Cursos de Graduação do campus de São Lourenço do Sul, em especial os Cursos de Bacharelado em Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo, de forma a subsidiar ações de Pesquisa, Ensino e Extensão.
Coordenadora: Jaqueline Durigon
Eixo: Ensino
Foto: F. Ledesma & R. Garcia
Subsídios à consolidação de áreas verdes urbanas no município de São Lourenço do Sul-RS
Se propõe uma aproximação entre a Universidade e os órgãos gestores das áreas verdes urbanas no Município de São Lourenço do Sul-RS, através da produção de subsídios para o planejamento e gerenciamento dos parques e praças, assim como da Universidade com a comunidade, através de ações de educação ambiental junto à população. As ações do projeto culminarão na utilização das informações científicas coletadas em atividades de educação ambiental na comunidade local, fortalecendo a importância da valorização e manutenção das áreas verdes no Município.
Coordenadora: Jaqueline Durigon
Eixo: Extensão
PANCPOP: Popularizando o Uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais
Promove ações voltadas à popularização do uso das PANC no Território Zona Sul, no Rio Grande do Sul, de forma a resgatar e documentar os saberes populares sobre as plantas alimentícias e a contribuir para o seu reconhecimento como alimento nutritivo, sustentável e de grande valor cultural e socioeconômico. São realizadas oficinas de sensibilização, eventos de formação (AGROPANC) e intervenções em unidades de produção familiares (UPFs), sempre em parceria com os atores que constroem as redes locais de produção e consumo de alimentos agroecológicos.
Coordenação: Jaqueline Durigon
Período: 2018- Atual (Contínuo)
Eixo: Extensão
Equipe: estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Bacharelado em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental
Caracterização de agroecossistemas olerícolas de base ecológica no município de São Lourenço do Sul - RS
O objetivo deste projeto é caracterizar multidimencionalmente as propriedades agroecológicas que produzem hortaliças em São Lourenço do Sul
Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves
Eixo: Pesquisa
Agricultura urbana e sustentabilidade: estudo do município de São Lourenço do Sul
Tem como objetivo estudar a agricultura urbana ora existente em São Lourenço do Sul através de visitas domiciliares e preenchimento de questionários estruturados.
Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves
Eixo: Pesquisa
Aprendizagem em Agroecologia através da produção audiovisual
Este projeto tem como objetivo fomentar o uso da produção audiovisual para melhorar ou incrementar processos de aprendizagem em agroecologia.
link para primeira produção mo âmbito do projeto (clique aqui) (https://www.youtube.com/watch?v=fAH0uKh8Ozc)
Coordenador: Márcio de Medeiros Gonçalves
Eixo: Ensino
Agricultura Urbana, sintrópica e agroflorestal
O objetivo deste projeto é gerar um espaço para a comunidade acadêmica vivenciar a agricultura urbana, orientada pela agricultura sintrópica, através da relações intersetorial com a área saúde mental e do meio ambiente da prefeitura municipal. As atividades ocorrem principalmente no pátio do CAPS Nossa Casa e Horto Municipal, onde estão em implantação dois quintais Agroflorestais e Biodiversos.
Coordenador: Márcio Medeiros Gonçalves
Eixo: Extensão
Exportação de café orgânico na província de San Ignacio - Peru: análise do impacto da atividade econômica para as famílias camponesas na abrangência da província
A pesquisa objetiva a análise do impacto da exportação de café orgânico por meio de cooperativas para geração de renda dos campesinos e para o desenvolvimento da província de San Ignacio. Toma-se por base para o estudo as cadeias produtivas e as formas de organização utilizadas pelos campesinos.
Coordenação: Carmem Rejane Pacheco Porto
Eixo: Pesquisa
O efeito de aleloquímicos na germinação de sementes e no desenvolvimento inicial de espécies de interesse agroecológico
O uso contínuo de herbicidas tem trazido sérios prejuízos ao meio ambiente, como contaminação da água e do solo, intoxicação nos seres humanos e nos animais. Hoje há vários relatos que mostram efeitos dos metabólitos secundários, ou aleloquímicos, sobre plantas, microorganismos e insetos e estas substâncias poderiam ser utilizadas como herbicidas naturais, surgindo como uma alternativa ecológica e levando à diminuição do uso de produtos químicos. Este projeto tem o objetivo de estudar o efeito alelopático de plantas, encontradas na região de São Lourenço do Sul, sobre o desenvolvimento de espécies de interesse agroecológico e aprofundar os estudos sobre os mecanismos de ação dos compostos analisados.
Coordenação: Adriana Tourinho Salamoni
Período: contínuo.
Eixo: Pesquisa
A botânica mais perto dos estudantes: de um catálogo de cortes anatômicos à experiência com a microscopia.
Como se percebe uma grande dificuldade dos alunos ingressantes no curso de Agroecologia, tanto na preparação dos materiais para observação microscópica, quanto no manejo do microscópio, bem como na identificação e construção do pensamento com base nas observações feitas, este projeto tem os objetivos de montar oficinas com pequenos grupos de alunos a fim de instruí-los no manejo do microscópio e no preparo de lâminas provisórias de material vegetal; catalogar os cortes das 100 lâminas permanentes de botânica existentes no laboratório. Após a catalogação, o material será disponibilizado de forma virtual aos alunos e poderá ser usado como complementação as aulas teóricas e práticas da disciplina, facilitando o processo ensino-aprendizagem e diminuindo o índice de repetência. Com as oficinas, os alunos também estarão preparando-se para utilizar de forma adequada a microscopia, em outras disciplinas do seu curso.
Coordenação: Adriana Salamoni
Equipe: Tatiane Penteado Gonçalves, Jéssica Moraine Silva
Eixo: Ensino
Período: 04/2019 - 05/2022
A sustentabilidade para além da Universidade
Em se considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades de conscientização. Este projeto objetiva proporcionar às crianças em idade escolar uma visão voltada à conservação da natureza e à sustentabilidade. O projeto está sendo conduzido em uma escola de ensino fundamental de São Lourenço do Sul, onde são desenvolvidas atividades de conscientização, palestras, brincadeiras, jogos e atividades práticas. Junto com o trabalho na escola, serão escolhidas algumas famílias da comunidade, onde a escola está localizada, a fim de trabalhar temas como reciclagem, compostagem e construção de hortas.
de hortas urbanas.
Coordenação: Adriana Salamoni
Período: contínuo
Eixo: Extensão